Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4)

1 06 2009

Chegou a hora que alguns esperam e outros temem. O jogo número um da lista será revelado. Certamente muitos não concordarão, porém, quem teve a oportunidade de jogar nosso primeiro colocado provavelmente entenderá sua colocação acima dos outros jogos maravilhosos e injustiçados de nossa lista. Tendo em vista que deixamos muitos jogos de fora, e alguns por, nós também, não termos jogado, faremos uma lista com menções honrosas aos jogos que certamente pertecem à essa lista, mas acabaram não entrando, são eles:

Beyond Good and Evil (Gamecube, Playstation 2, PC, Xbox)
Cannon Fodder (Amiga, Super NES)
Comix Zone (Mega Drive, PC, Gameboy Advance, XBL, Wii Virtual Console)
Earthbound (Super NES)
Ecstatica (PC)
Elevator Action Returns (Arcade)
Fighters Megamix (Saturn)
Guardian Heroes (Saturn)
Jet Set Radio (Dreamcast)
Lagoon (Super NES)
Panzer Dragoon (Dreamcast)
Policenauts (3DO, PSX, Saturn)
Road Rash (3DO)
Shadow of the Colossus (Playstation 2)
Tempest 2000 (Jaguar)
Yakuza (Playstation 2)
Zone of Enders 2 (Playstation 2)

Façamos também uma breve recapitulação do nosso top 10 até agora, temos:

2 – Shenmue (Dreamcast)
3 – Blast Corps (Nintendo 64)
4 – Okami (Wii, Playstation 2)
5 – Magician Lord (Neo Geo)
6 – Zack & Wiki (Wii)
7 – Gex (3DO)
8 – Terranigma (Super NES)
9 – Heavenly Sword (Playstation 3)
10 – Abuse (PC)

Enfim, é chegada a hora de revelar o numero um, por favor, coloquem para tocar agora um MIDI com rufar de tambores!

1 – ICO (Playstation 2)

ico-box-art.jpg

Uma série de razões trazem ICO ao primeiro lugar da lista. Não bastasse ser um jogo estupendo em todos os sentidos imagináveis, talvez ele, de todos nossos escolhidos, tenha sido o menos jogado, um fato que, quando se considera que foi lançado para o videogame mais vendido da história, é surpreendente. Certamente muitos de vocês, que esperavam outro jogo no topo dessa lista, franziram a testa, desaprovaram, pois, tenho certeza, os que fizeram isso, não jogaram ICO.

O jogo é o primeiro produzido pelo agora reverenciado Team ICO, liderado por Fumito Ueda, e funciona como o ponto de partida para uma trilogia muito peculiar na história dos jogos (até o momento, porém, apenas dois jogos foram lançados e o terceiro está em produção). Talvez o termo triolgia não explique bem o que quis dizer e não traduza o real elo que liga ICO aos outros jogos, veja, o jogo que o sucedeu, Shadow of the Colossus, não é necessariamente uma continuação de ICO, assim como o próximo jogo, chamado até agora de Project TRICO, apenas divide o espírito dos dois anteriores, talvez algo muito etéreo para se dizer de um jogo, mas completamente compreensível por quem teve a oportunidade de jogar tanto ICO quanto Shadow, mas os jogos dividem sua ambiencia e, principalmente, as sensações que imprime em quem os joga.

ICO começa com seu personagem, uma criança que nasceu com chifres e, por isso mesmo, inspirou medo em toda sua aldeia, sendo levado por homens e para ser confinado em um sarcófago num castelo misterioso para que lá fique, esquecido, até morrer. Um dia, durante uma tempestade, sua tumba é destruida, libertando o garoto que agora deve achar sua saída de um castelo que, aparentemente, não tem saída. No entanto, ICO, seu personagem conhece uma garota pouco depois de deixar seu sarcófago, aparentemente a garota, chamada Jorda, é de uma raça diferente pois ela e ICO não falam a mesma língua e não se entendem. Mesmo assim, estando ambos no castelo, à mercê de criaturas sombrias que saem das paredes e atacam ambos, decidem se juntar em busca da liberdade e aí começa o jogo.

ICO é um adventure e nenhum adventure é bom sem grandes puzzles, e isso ICO tem com classe. O jogo tem um objetivo claro, escapar e salvar a garota, e, enquanto salvar garotas e princesas parecem ser algo como um lugar comum em jogos, na verdade, em ICO, é o fator principal dos puzzles. Por todos os lugares que você vai, você leva Jorda pela mão já que, se você soltá-la, ela permanece parada no mesmo lugar apenas atendendo, se não tiver de mãos dadas, a chamados à curta distância. Como ela não dispõe da mesma mobilidade que ICO, achar caminhos através do castelo para ambos é o verdadeiro desafio do jogo, chegar do ponto A ao ponto B pode ser simples para o seu personagem, porém, a dificuldade é achar formas de levar Jorda com você, já que na maior parte das vezes os caminhos são completamente diferentes, seu personagem podendo explorar a tela com simples pulos e escaladas, porém tendo que manipular o ambiente para fazer com que a garota o siga.

Como se não bastasse uma jogabilidade incrível, puzzles inteligentes e desfiantes, para fazerem de ICO um jogo que satisfaz qualquer jogador, ele ainda traz uma ambientação maravilhosa. Os gráfico e a animação dos personagens, para um jogo lançado em 2001, vão de bastante satisfatórios à excelentes, mas, como em todos os jogos de Team ICO, é a direção de arte que realmente brilha e se destaca (principalmente quando combinada ao inteligente design das telas), a sensação de solidão, desamparo e, ao mesmo tempo, cooperação, cumplicidade e carinho pela garota transformam cada momento do jogo em algo realmente memorável, que você sabe, à medida que joga, que realmente nunca esquecerá, o único jogo que eu posso imaginar que chegue um pouco perto disso é Shadow of the Colossus.
ICO é um jogo fenomenal que merece, ainda hoje, quase 10 anos após seu lançamento, ser jogado por todos e principalmente por apreciadores de bons puzzles e adventures. A forma que a história se desenvolve, a interação tanto com Jorda quando com o próprio castelo que os aprisiona é algo que só pode ser resumido com uma palavra: Excelência!

Pois então, nossa lista chegou ao fim! Mesmo sabendo que não foi unanimidade, espero que vocês tenham gostado. Fatalmente, podemos ter esquecido algum grande jogo que você jogou e esperava ver na lista, por isso, usem os comentários para manifestar suas opiniões enquanto vocês esperam nossa próxima lista que, logo logo, está chegando!

Obrigado pelas visitas e, principalmente, pelos comentarios, todos eles de apoio, que são muito importantes pra gente, principalmente pelo nosso blog não ter completado nem um mes de vida ainda e já ter tantos leitores assíduos!

Nossa próxima lista: Top 10 Jogos que Merecem Remakes
Aguardem!


Actions

Information

7 responses

1 06 2009
Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 1) « XMBuzz

[…] Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4) « XMBuzz (00:02:26) : […]

1 06 2009
Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 2) « XMBuzz

[…] Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4) « XMBuzz (00:02:32) : […]

1 06 2009
Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt3) « XMBuzz

[…] Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4) « XMBuzz (00:02:38) : […]

1 06 2009
Junior

Concordo totalmente com o primeiro lugar. Eu mesmo adorei Shadow of the Colossus e vendi meu PS2 sem nunca ter encostado a mão em ICO. Meu colega acabou comprando esse game e quando fui jogar na casa dele me arrependi de não ter dado bola pra ele. Jogaço mesmo. E parabens pela lista e principalmente pelo blog.

1 06 2009
J Secrets

Gostei das citações à Comix Zone, Elevator Action, Panzer Dragoon e Road Rash.

ICO me deu uma pequena visão do que poderia ter virado Zelda… pena a Nintendo ser tão presa à paradigmas.

Show! Parabéns pela lista!

1 06 2009
[Damaged]

N axei tão bom o 1º lugar pois nunk toquei em ICO, mas vc acaba de me dar + um motivo de eu trocar meu ps3 pra um de 80gb ¬¬’ uhauhaauha
jogarei esse jogo SIM!
e gostei do proximo tema de remakes, não esqcça do zelda ocarina =P

1 06 2009
Symn

Nao vai ter Zelda Ocarina pq o Noisemo é umas das 4 pessoas na Terra que nao gostam de Zelda. ^^

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: