Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 2)

30 05 2009

Continuando a lista de Top 10 jogos, hoje trazemos o sétimo, sexto e quinto lugares. À medida que a lista sobe, aumenta a expectativa em torno de quem ocupará o lugar mais alto da lista. Bem, pra isso, teremos que eserar até domingo e, enquanto o dia não chega, vamos à lista!

7 – Gex (3DO)

gex.jpg

Se formos analisar friamente todos os títulos lançados para o 3DO, é possível perceber rapidamente que a lista consiste basicamente em 90% de EPIC FAIL, 8% de bons jogos e 2% de jogos fantásticos.

Pois bem enquanto GEX não é o melhor jogo do mundo, é sim um dos melhores títulos do 3DO, e um dos melhores jogos de plataforma 2d. Lançado em 1995 pela Crystal Dynamics, o jogo se aproveitava do hardware avançado (pra época) do console da Panasonic, mostrando gráficos bastante polidos, com clareza de detalhes, uma bela trilha sonora em cd, e bastante uso de vozes. Além disso a animação do jogo era em 30 frames por segundo e só o Gex tinha cerca de 450 quadros de animaçã. Números assombrosos para 1995.

Como um personagem, Gex tem todas as características para cativar os jogadores. É divertido, descolado e bastante irreverente. A voz dele inclusive foi feita pelo comediante Dana Gould (famoso por seu papel em Quanto Mais Idiota Melhor), ajudando a levar a parte de humor do jogo ainda mais alto em comparação com os jogos da época.

Todos os mundos do jogo representam programas de TV, os cenários são criativos, com muitas cores, trilha sonora que combina exatamente com o que você vê na tela, inimigos muito bem desenvolvidos, enfim… Houve grande preocupação com detalhes. As fase também são muito bem executadas visto que não são longas ao ponto de ficarem exaustivas e chatas, mas possuem o desafio na medida certa.

Uma bela sacada do jogo é que, por ser uma lagartixa, Gex pode grudar pelo cenãrio, subir pelas paredes, andar pelo teto, comer moscas e tudo o que uma lagartixa sabe fazer de melhor. Essa adição à jogabilidade, torna a experiência bastante divertida e nova para o jogador.

O problema de Gex, com certeza foi ter sido o mascote de um sistema que nasceu praticamente morto, e nunca teve a devida exposição nem o reconhecimento merecido.

6 – Zack & Wiki (Wii)

z_w_wii_pkf_090707.jpg

Esse é um jogo que talvez tenha sofrido por causa do anacronismo de seu lançamento. Zack & Wiki seria certamente um sucesso se tivesse aparecido décadas antes, quando jogos Point and Click ainda tinham seu lugar sob o Sol. Com isso não quero dizer que a jogabilidade é ultrapassada, muito pelo contrário, talvez ele seja o jogo que melhor usa o Wiimote, ao lado de No More Heroes (outro jogo que pertenceria à essa lista caso a disputa não fosse tão acirrada).

Zack & Wiki é, como disse, um Point and Click que surgiu pelo menos uma década depois do auge do estilo, e nem seus puzzles bem construídos, que gradativamente vão se complicando, que, como dito, usa bem o Wiimote por não ficar procurando abusar dos movimentos toda hora e de forma repetitiva, nem mesmo sua jogabilidade divertida, personagens carismáticos, durabiliade extendida (uma vez que você bate o jogo, aparecem novas rotas com mais itens a serem coletados), nem reviews altamente favoráveis e nem a etiqueta de preço menor que os outros jogos conseguiram garantir-lhe a atençnao do grande público.

Infelizmente, um pouco mais que todos os outros videgames, o Wii tem uma boa dose de jogos atrozes, e grande parte desses jogos vendem milhões e milhões de cópias, enquanto grandes jogos como Zack and Wiki permanecerão enterrados sob camadas e camadas de shovelware.

(agradecimentos à Mumu pela ajuda)

5 – Magician Lord (Neo Geo)

cover.jpg

De todos os jogos nessa lista, Magician Lord talvez seja o menos jogado. Até alguns meses, o único lugar que você poderia se divertir com o mago de roupa azul que se transforma em dragão, deus mitológico, samurai, ninja e raijin (uma criatura toda preta que solta uma estrela em forma de raio ao redor de seu corpo) era se você tivesse um Neo Geo (ou jogasse no emulador, algo que, convenhamos, tira muito da experiência). E quando eu disse que até alguns meses essa era a única forma de jogar Magician Lord é porque, em 2007, ele foi lançado para o Virtual Console, do Wii. Hoje ele está também no pack SNK Arcade Classics, disponível para Wii, Playstation 2 e PSP. No entanto, a experiência de jogá-lo em outros consoles também não se compara à experiencia de jogar no próprio Neo Geo, com aquele mega controle stick gigante, isso pra nao falar do cartucho, que media aproximadamente dois palmos e tinha duas placas gigantes embaixo. O fato é que, Magician Lord tinha que ser jogado em 1990. O jogo não se tornou um clássico porque não foi jogado e, pro jogador que o descobre apenas agora, não tem o mesmo apeldo de descobri-lo 19 anos atrás.

Magician Lord certamente é o melhor jogo desenvolvido pela Alpha Denshi (o que por si só não é dizer muita coisa) e certamente é o melhor jogo de palataforma para o Neo Geo. Se, em 1990, quando foi lançado, o jogo tivesse aparecido em um console mais popular, como o SNES, dificilmente não teria se tornado um clássico.

Porém, tivesse o jogo sido programado para algum outro console da época, certamente não teria a mesma qualidade técnica, pois Magician Lord é um espetáculo gráfico e ainda mais aural, suas músicas são memoráveis, suas falas, inéditas para o período. Magician foi o primeiro jogo que vi em minha vida que trazia falas longas e não apenas frases desconexas. Cada vez que você chegava a um desafio, um dos os vilões do jogo, Gal Agiese, aparecia e lhe conferia uma sentença e você não tinha escolha a não ser ficar impressionado (me lembro até hoje de reunir vários amigos, meus pais e até o pai de um amigo que veio à minha casa só pra ver o Neo Geo para ouvir a fala de Gal quando chegava ao primeiro desafio). Veja, Gal Agiese é, no jogo, um seguidor de Az Atorse, e, ao final, serão ambos os desafios que você suará para vencer. E por suar eu realmente quero dizer SUAR. Se você pensa que Magician Lord é um daqueles jogos que você ligará o videogame e chegará ao final em questão de minutos, esqueça! O jogo é INCRIVELMENTE difícil, o que frustra muitos dos jogadores acostumados a jogar sem sofrer!

Por oferecer uma jogabilidade sempre nova por poder se transformar em vários personagem, um tremendo desafio para ser batido, gráficos nítidos, maravilhosamente coloridos e desenhados, áudio fenomenal e um grande diversão, Magician Lord é o quinto colocado de nossa lista. Acredite, poderia facilmente ser o primeiro.

À medida que vão acabando as vagas, mais jogos bons são lembrados, sabemos que vamos deixar muitos de fora, então, se esquecemos algum que vocês acham injustiçados (e sabems que esquecemos), diga nos comentários!

(Aqui está a parte 1 desta postagem)

Parte 1 – 10, 9 e 8

Parte 3 – 4, 3 e 2


Actions

Information

7 responses

30 05 2009
Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 1) « XMBuzz

[…] Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 2) […]

30 05 2009
jaunzim

Gex…
que tempo bom foi esse hAIUEHAIUE…

30 05 2009
[Damaged]

NOssa, GEX no PS era sensacional!!

30 05 2009
Felipe

Zack Wiki é excelente😀

Só jogão nessa parte 2 hein? quer dizer, não dou muito valor ao Gex, eu era muito pequeno quando joguei.

31 05 2009
Top 10 jogos que mereciam mais atenção (pt3) « XMBuzz

[…] Parte 1 – 10, 9 e 8 Parte 2 – 7, 6 e 5 […]

1 06 2009
Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4) « XMBuzz

[…] 1 – 10, 9 e 8 Parte 2 – 7, 6 e 5 Parte 3 – 4, 3 e […]

24 03 2010
scawaritch

galera na boa vi esse post por acaso mas ae de boa GEX é o maximo
eu zerei o game no antigo 3do e hoje ainda jogo o danado nunca me canso de jogar..
eu jogo o gex no meu xbox com emulador de psone.. e noa deixo de me divertir com ele olha para quem nunca jogou eu recomendo mesmo. nao vao se arrepender de jogar..

eu gostaria de citar mais alguns.. odd world 1 e 2 psx pc…. heart of darknes…….castlevania psx.. lomax psx.. medevil psx….tobal no1 psx..
caras somente gams show

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: