Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 1)

29 05 2009

Metal Gear, Super Mario, Final Fantasy, Zelda, God of War, Street Fighter, Sonic. São alguns jogos que entraram pra breve história dos videogames. Foram, cada um a seu tempo, às vezes revolucionários e inovadores, às vezes apenas simplesmente divertidos e engenhosos, mas é fato que mereceram o status que atingiram. Alguns jogos, no entanto, jamais chegaram no mesmo nível de fama embora sejam tão memoráveis quanto.

O XMBuzz, com isso em mente, resolveu fazer um Top 10 dos jogos que julga os mais injustiçados. Essa lista, que abrange todos os consoles, não leva em conta nada além da opinião e o gosto de quem escreveu, ela não pretende ser um relato da realidade absoluta dos jogos, atém mesmo porque, se 50 jogadores estiverem numa sala, existirão ali 50 listas diferentes.

Nossa lista contará essa história de três em três jogos, diariamente, até o último post, dedicado inteiramente ao número 1. Começaremos hoje com os jogos que ocuparam o número 10, 9 e 8 da lista.

Vamos à ela:

10 – Abuse (PC)

g07365mpnlu.jpg

No décimo lugar, abrindo nossa lista, vem Abuse. Um antigo jogo que foi produzido pela empresa Crack Dot Com em 1996. Abuse foi o jogo de estréia da empresa e não houve divulgação alguma, não houve um grande orçamento e, compreensivelmente, muito menos repercussão… Pelo menos naquela época.

Mas o que o torna um dos jogos mais injustiçados? Bem, Abuse simplesmente redefiniu a maneira como side-scrollers devem funcionar, e tudo isso devido à jogabilidade fantástica apresentada. Por ser um jogo extremamente veloz, a mira, ao invés de ser feita pelo teclado, foi passada para o mouse, o que tornava a experiência ainda mais frenética e precisa, com as teclas livres para fazer toda a parte de movimentação e o que se via eram pulos e correria desenfreada, com direito a muitas explosões, tiros e aliens se despedaçando.

A arte visual e efeitos sonoros também são um show à parte, criando uma atmosfera macabra que remete a uma mistura de Doom com os filmes Aliens e Predador. A animação do jogo também é bastante fluída e suave, excelente para a época.
Para completar a festa, um espetacular modo de criação de fases fez e faz com que a durabilidade do jogo seja praticamente eterna.

Tudo isso faz com que Abuse não devesse passar em branco por nenhum jogador.

9 – Heavenly Sword (PS3)

Heavenly Sword.jpg

Um dos jogos que vieram no primeiro ano de vida do Playstation 3, e um dos mais divertidos e ignorados, Heavenly Sword conta a história de Nariko, uma garota criada, com sua irmã, em um clã de guerreiros protegendo a infma espada que dá nome ao jogo. Enquanto Heavenly Sword recebeu bastante apoio da mídia e praticamente todo mundo conhece o jogo de nome, muitos acreditaram no hype negativo que alguns fez sobre o jogo logo em seu lançamento e a nota relativamente baixa que recebeu em alguns reviews (basicamente por ser um pouco curto).

Muito embora o jogo não seja de fato perfeito, é muito divertido, tem um sistema de combate diferente (não há botão de pulo e, pra mim, ele não faz nenhuma falta!), oferece certa variedade de jogabilidade (já que você alterna algumas vezes no jogo entre Nariko e sua irmã, Kai, à Heavenly Sword, não faltam momentos incríveis. O vilão, o sinistro Bohan, é praticamente insuperável, obstinado e cínico, todas as cenas em que aparece durante o jogo são memoráveis, graças à atuação fenomenal de Andy Serkis (também conhecido como Gollum, do Senhor dos Anéis). Isso pra não falar da fantástica captura de movimento dos personagens, e não apenas durante o jogo, os cutscenes são muito, muito bons!

A história, apesar de curta, é muito boa, o fim do jogo é satisfatório e perfeito para como os acontecimentos se desenrolam. Enfim, Heavenly Sword é um jogo que merece muito mais afeto do que de fato tem, não é o melhor jogo do mundo, mas, certamente, é um título de lançamento digno e mereceu facilmente o nono lugar em nossa lista!

8 – Terranigma (SNES)

terranigma.jpg

Um Rpg pouco conhecido fora do Japão, Terranigma é uma das jóias perdidas para os amantes do SNES. Produzido pela Quintet/Enix, a história do jogo é remanescente de uma combinação entre Soul Blazer e Illusion of Gaia, porém com uma boa pitada de Originalidade.

Seu personagem principal é Ark, e você deve viajar o mundo em busca de trazer de volta a vida e os lugares que foram destruidos por forças misteriosas. Pode parecer vago, e realmente é, mas é uma complexa história que, em seu desenrolar, combina moral com elementos filosóficos,

Os gráficos são excelentes, mas as cut-scenes roubam a cena, sendo muito a frente de sua época. A música também é muito bem executada. A parte triste de Terranigma é que apesar de ser um jogo muito melhor do que vários RPG’s famosos, nunca teve a divulgação ideal fora do Japão devido a Enix America ter fechado pouco tempo antes do lançamento deste excelente jogo, que chegou a ter uma versão européia, infelizmente recheada de ENGRISH e termos mal traduzidos.

E então? Concorda? Discorda? Use os “comentários” pra manifestar sua opinião!

Aqui está a parte 2 dessa postagem.

Parte 2 – 7, 6 e 5

Parte 3 – 4, 3 e 2


Actions

Information

13 responses

29 05 2009
Felipe

Terranigma é um jogão.

nunca ouvi falar desse abuse, vou tentar dar uma olhada😀

29 05 2009
jaunzim

Aproveita que hoje em dia é Freeware!
inclusive se não me engano tem até pra download no superdownloads.com.br heuaheia
soh não faço idéia se vai rodar bem nos pcs atuais… mas tentae

29 05 2009
Junior

Terranigma joguei pouco mas gostei bastante e seus antecessores Soulblazer e Ilusion of Gaia eram incriveis. O Abuse tbm não conheço mas vou ver se dou uma conferida. Ja o Heavenly Sword não gostei muito da demo, pode ser que o game seja bem melhor.

29 05 2009
Junior

OUTCAST pra PC. Um game de 1999 que não fez muito sucesso embora fosse aclamado pela crítica. MARAVILHOSO, todos deviam jogar e com certeza, estaria no TOP 3.
Abuse eu joguei até zerar e digo, é FODA!

29 05 2009
jaunzim

Nossa… eu já joguei esse… o sistema de gráficos eh bem diferente… usaram uma técnica que eu não lembro o nome e pra epoca era sinistro… O jogo foi muito falado antes do lançamento mas depois não deu em nada…

29 05 2009
Symn

Heavenly não foi lançado com o PS3 não, ele foi lançado em setembro de 2007, 1 ano após o PS3 ter vindo ao mundo.

De qualquer maneira, parebens pelos otimos textos e recomendações, e não eskeça de incluir Beyond the Good and Evil nelas, até pq o 2 esta a caminho e quem sabe dessa vez dão mais atençao pra ele.

29 05 2009
C.P.Jr.

verdade! valeu por apontar a parada do heavenly sword, marcelo!

29 05 2009
Igres

Ah, cheguei a jogar bastante Abuse, até ficar travado num trecho. Realmente para a época, era um jogo inovador e prendia muito a atenção. O clima era bem frenético.

30 05 2009
Top 10: Jogos que mereciam mais atenção! (pt 2) « XMBuzz

[…] Parte 1 – 10, 9 e 8 […]

31 05 2009
Top 10 jogos que mereciam mais atenção (pt3) « XMBuzz

[…] Parte 1 – 10, 9 e 8 Parte 2 – 7, 6 e 5 […]

1 06 2009
Top 10: jogos que mereciam mais atenção! (pt4) « XMBuzz

[…] Parte 1 – 10, 9 e 8 Parte 2 – 7, 6 e 5 Parte 3 – 4, 3 e 2 […]

24 06 2009
JuJoyce

Tbem agradeço por ter colocado o Heavenly Sword na lista, é um dos meus jogos preferidos!

Mas atenção a uma coisa posso estar errada mas que eu sabia a Kai personagem citada como irmã de Nariko, não é irmã dela não pois durante o jogo Kai tem visões em que vê sua mãe sendo morta pelo vilão lá das facas nas costas (nao lembro o nome dele) sendo assim não pode ser irmã da Nariko já q a mãe de Nariko morre ao dar a luz a ela, tanto q o pai dela tem raiva dela por perdido a esposa e ao mesmo tempo de ter nascido uma menina!

24 06 2009
C.P.Jr.

valeu pelo toque, Ju. como joguei o HS no lancamento, talvez alguns detalhes estejam nebulosos na minha memoria, mas valeu por esclarecer!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: