PREVIEW: Afrika está mais perto do que se imagina

26 05 2009

afrika_scee

Muitos devem lembrar de quando Afrika foi anunciado, pouco se falou sobre o jogo, apenas belas imagens de animais que pareciam bastante reais em cenários bonitos e nada mais. Até hoje os detalhes são poucos, mas, pelo menos, para aqueles que já haviam esquecido do título, Afrika ganhou a confirmação de que será lançado no resto do mundo e não apenas no Japão.

Aparentemente, Afrika pode ser resumido como um adventure no qual sua função é fotografar a vida selvagem do continente. No jogo, você se encontra no meio do continente africano armado com nada mais que sua câmera com o dever de fotografar animais e vegetação, aparentemente a simulação de fotografia é bem fidedigna, forçando o jogador a entender o que está fazendo (nessas horas eu agradeço minhas aulas de fotografia na faculdade!) e, ao que tudo indica, tomar cuidado extra para evitar uma “interação” muito cara a cara com os animais também será de grande valia no jogo.

hipo
(Rinocerontes: sempre uma boa idéia fotografá-los de pertinho! Ou não?)

Afrika tem alguns tipos de modos diferentes, porém todos eles revolvem em torno da idéia da interação com a natureza. O modo Safari consiste de 3 partes; Safari Game, Photo Gallery e Big Game Trophy Mode. O modo Safari Game é onde você passará a maior parte do tempo, ele te dá a escolha entre um fotógrafo homem e uma mulher, uma vez feita a escolha armam sua tenda em meio à natureza (sua tenda é sua base de operações). Lá, você terá escolha de quais câmeras e lentes usar, estudar o mapa das redondezas e acessar a internet. O acesso a internet serve para você receber emails que trarão suas missões, que variarão entre perseguir um tipo específico de animal ou tirar uma foto peculiar, cumprir suas missões lhe garante um bom pagamento.

Quando explorando a paisagem, você tera liberdade de movimento e o controle é o padrão para o estilo, no entanto, com o apertar de um botão o jogo vem para primeira pessoa e a quantidade de opcões será bastante satisfatória, dependendo da câmera que você tiver equipada, inclusive o sensor de movimento é usado para mudar o ângulo das fotos, como uma câmera de verdade – pontos positivos para o uso inteligente!

buf
(Afrika: vasta variedade de chifres.)

Você també terá que treinar o seu “stealth”, pois alguns animais não gostam de ser enfrentados cara a cara e, uma vez que eles fugirem, nada mais a fazer a não ser entrar em seu jeep e persegui-los! Haverá no jogo uma imensa variedade de equipamentos, o que deve servir para aumentar a jogabilidade de um título que, certamente, não tem um apelo muito ortodoxo, além disso, o interessante é que, tirando fotos os animais, você abrirá informações adicionais (National Geographic) sobre cada um deles, então, além de possivlmente envolvente e divertido, o jogo também tem um aspecto educativo, e muito embora essa palavra assuste todos nós, jogadores que gostam de sangue, corrida, magias, capotagens e decotes, no caso de Afrika eu acredito que será um algo a mais para tornar o jogo único.

(sim, é tudo ingame.)
(sim, é tudo ingame.)

Pro jogador que gosta mais de ir ao ponto, existe o modo Big Trophy, que te larga no meio de uma situação pré arranjada e te dá um limite de tempo para tirar uma foto específica, seja uma briga de animais ou uma caçada emocionante, mesmo tirando o fator de exploração do jogo, é uma boa forma de variar a jogabilidade e manter as coisas interessantes por mais tempo.

(Zebras: uma fonte não muito interessante para trocadilhos.)
(Zebras: uma fonte não muito interessante para trocadilhos.)

Com mais de 100 missões, modo de descanso de tela para poder impressionar visitas e o vizinho da frente que fica espiando te da sacada enquanto você desbrava o continente africano e inúmeros animais para fotografar, Afrika certamente vem como um sopro de algo novo num mercado saturado por mais do mesmo.

Agora é aguardar uma chance de colocar as mãos no jogo e descobrir se ele é só bonito e interessante em teoria, ou se na prática é tão divertido quanto parece!


Actions

Information

4 responses

26 05 2009
C.P.Jr.

nao entendi pq as fotos ficaram mal tabuladas…

27 05 2009
Ivan

Pokemon Snap?😛

27 05 2009
Junior

Esse game faz tempo que falam que vai ser lançado no ocidente, mas até agora nada.

27 05 2009
C.P.Jr.

mas agora parece q a parada eh seria… eu curto muito esses jogos viagem q rolam pro ps3, em geral saem na psn, mas esse eh um tipo de jogo q eu queria ver rolar mais! compra praticamente certa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: